Revolução Constitucionalista de 1932
Na primeira metade do século XX, o Estado de São Paulo vivenciou um acelerado processo de industrialização e enriquecimento devido aos lucros da lavoura de café e à articulação da política do café-com-leite, pela qual se alternavam na presidência da República políticos dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais.
Em meio à grave crise econômica devido à Grande Depressão de 1929, que derrubara os preços do café, ocorreu a eleição de 1930 para presidente da república onde o paulista Júlio Prestes, candidato pelo Partido Republicano Paulista foi eleito presidente da República. Em São Paulo, Júlio Prestes teve 90% dos votos válidos, sendo que os votos dados a Getúlio Vargas em São Paulo deveu-se ao apoio dado pelo Partido Democrático de São Paulo.
Júlio Prestes não tomou posse pois ocorreu, em outubro de 1930, a Revolução de 1930, vindo Getúlio Vargas a assumir o poder, colocando fim à supremacia política das oligarquias paulistas e mineiras no governo federal e instalando no Brasil, uma ditadura.
Júlio Prestes e o presidente Washington Luís e vários outros apoiadores de Júlio Prestes foram exilados na Europa e os jornais que apoivam Júlio Prestes foram destruídos (na época se dizia empastelados).
Getúlio nomeou interventores para o governo dos Estados, sendo que para São Paulo foi designado o tenente, promovido a coronel pela Revolução de 1930, João Alberto Lins de Barros, considerado pelas oligarquias como "forasteiro e plebeu" e também de O pernambucano.
O Partido Democrático que apoiara Getúlio Vargas em São Paulo, conseguindo para Getúlio, 10% dos votos paulistas na eleição de 1 de março, não conseguiu indicar o interventor federal em São Paulo.
Para o comando da 2ª Região Militar, de São Paulo, foi designado o general Miguel Costa e para o comando da Polícia Militar (então chamada de Força Pública, foi nomeado pela ditadura, o major Miguel Costa. Ambos tinham tentado derrubar o governo paulista na Revolução de 1924. Miguel Costa havia sido expulso da Força Pública por causa de suas ações em 1924.
Leia Mais...
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário